PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Conservatoria de Faro - Atribuicao de filho

egtorresegtorres Member 144 PontosPosts: 19

Pessoal, meu advogado deu entrada em minha atribuição na CR de Faro. Não sei se foi presencialmente ou por correio (mais provável). Venho procurando casos de atribuição concluídos por lá - sem sucesso.

Alguém sabe quanto tempo em média está levando uma atribuição em Faro? Conhecem alguém que tenha concluído por lá? Alguém pra trocar experiências?

Vim de quase 19 meses de convolação da minha mãe, e não vejo a hora de sair a minha nacionalidade!

Obrigado e um abraço a todos!
Eduardo

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

A CRC de Faro é Balcão de Nacionalidade e, portanto, elegível para receber, processar, decidir e registrar requerimentos de nacionalidade, tanto pessoalmente quanto por via postal.

No entanto falamos de um balcão que possui apenas uma conservadora. O Prazo, naturalmente, é proporcional à quantidade de trabalho que a conservadora e seus poucos auxiliares têm.

O risco das conservatórias e balcões pequenos é este: Se têm pouco trabalho, alguém chega, solicita algo e sai rapidinho. Logo depois a notícia se espalha e rapidamente aquela conservatória "fantástica e rápida" se torna, pelo aumento repentino da demanda, muito mais lenta que qualquer outra conservatória, levando, muitas vezes, o IRN a tomar providências como, por exemplo, remover o título de Balcão e/ou transferir o excesso de processos pendentes para Lisboa e/ou outras conservatórias. Já vimos isso acontecer no passado com, por exemplo, a 4ª CRC do Porto, que teve seus processos transferidos para a CRC de Vila do Conde.

Outra questão comum é que quem não conhece uma conservatória não faz ideia de quão leniente ou não é a conservadora e seus oficiais em relação aos processos e seus documentos. Então, a não ser que os processos estejam completamente perfeitos ou que você saiba exatamente o modo de trabalho daquela conservatória, pode ser uma "roleta russa" mandar seu processo para lá.

Em resumo, minha opinião pessoal é de que "Não existem soluções mágicas". Conhecemos as boas conservatórias, as que trabalham como "reloginho" e que têm equilíbrio e constância nos seus tempos e prazos. E é por isso que normalmente indico as grandes e especializadas, tais como o ACP e Ponta Delgada. Indicar pequenas é arriscar colocar aqueles que nos procuram para receber boas orientações em "roubadas*", o que prefiro não fazer.

Abraços e boa sorte.

• egtorresegtorres Member 144 PontosPosts: 19

@CEGV Obrigado pela explicação bem detalhada. Infelizmente não foi minha escolha mandar meu processo pra lá. Pelo contrário, pedi e muito pro advogado mandar pro ACP, mas ele não me ouviu. Disse que o acp era o “macetinho da internet da vez”. Espero que a escolha dele tenha sido acerrada, pois deixei muito claro que tenho bastante pressa na conclusão do processo, por vários motivos.

editado março 2019

@egtorres disse:
    @CEGV Obrigado pela explicação bem detalhada. Infelizmente não foi minha escolha mandar meu processo pra lá. Pelo contrário, pedi e muito pro advogado mandar pro ACP, mas ele não me ouviu. Disse que o acp era o “macetinho da internet da vez”. Espero que a escolha dele tenha sido acerrada, pois deixei muito claro que tenho bastante pressa na conclusão do processo, por vários motivos.

Entendo... Mas o ACP não é o “macetinho da internet da vez”. ACP é o maior espaço do IRN, depois da CRCentrais. Existem, inclusive, boatos que o ACP, após as obras de ampliação e melhorias físicas em curso, se tornará a "CRCentrais do Norte de Portugal". ACP tem quase o mesmo número de conservadores que a CRCentrais e recebeu no passado (talvez receba ainda hoje) lotes de processos pendentes da CRCentrais, de forma a ajudar com as pendências cada vez maiores.

Alguns advogados linguarudos metidos a "Pop Star" falam que os conservadores do ACP são muito rígidos mas eu penso, com a devida vênia, que estes não sabem bem o que falam ou que desejam apenas fazer voz às suas equivocadas crenças ou costumes. Como já disse antes, cada conservatória e equipe de trabalho pode, dentro da lei, ter liberdade de decisão para determinar "o que passa e o que não passa", de acordo com suas interpretações pessoais/profissionais. Por isso que é importante conhecer não apenas a conservatória mas os profissionais que lá trabalham antes de submeter e enviar um requerimento de cidadania ou transcrição.

Acabo de analisar e dar diagnóstico a um caso de um requerimento enviado para uma conservatória pequena e que o requerente recebeu nada menos que 5 exigências, entre elas transcrição de casamento e diversas retificações. Infelizmente são casos de requerentes (ou seus descendentes) que não conhecem profundamente do assunto, "ouvem dizer", acham que é "muito fácil", não confirmam informações e não se instruem devidamente, agindo de forma açodada (muitas vezes sem tempo para isto). Uma grande maioria destes casos acaba em exigências, que muitas vezes poderiam ser evitadas ou, no mínimo, tratadas dentro de um planejamento mais largo que o prazo legal de atendimento de exigências (20 dias úteis para quem vive na Europa e 20+30 dias úteis para quem mora, por exemplo, no Brasil).

No seu caso, pode ser (inclusive) que seu advogado conheça bem a conservatória, o método de trabalho da Exma. Dra. Conservadora Maria Adélia e de seus oficiais, a ponto de decidir por enviar seu processo para lá. Só o tempo lhe dirá se os honorários pagos foram bem gastos ou não. Algumas conservatórias do interior de Portugal trabalham até pré-análise de documentos (algo raro) e marcações presenciais de análise de processos. A marcação de análise presencial precisa ser feita no balcão e pode levar meses para o atendimento pessoal ocorrer. No entanto, feita a pré-análise, após atendimento o processo é concluído em poucos dias.

Acho importante ressaltar que ouço cada dia menos a ocorrência destes casos (de "pré-análises" e "hora marcada") pois (também ouvi dizer) muitas conservatórias do interior têm recebido a incumbência de analisar processos de outras conservatórias (atoladas de processos) para colaborar com a redução do número colossal de processos pendentes em todo IRN.

Lhe desejo boa sorte !
    abraços,

Rafa1509egtorres
  • CeliseCelise Member 109 PontosPosts: 19
    editado outubro 2019

@CEGV disse:
    A CRC de Faro é Balcão de Nacionalidade e, portanto, elegível para receber, processar, decidir e registrar requerimentos de nacionalidade, tanto pessoalmente quanto por via postal.

No entanto falamos de um balcão que possui apenas uma conservadora. O Prazo, naturalmente, é proporcional à quantidade de trabalho que a conservadora e seus poucos auxiliares têm.

O risco das conservatórias e balcões pequenos é este: Se têm pouco trabalho, alguém chega, solicita algo e sai rapidinho. Logo depois a notícia se espalha e rapidamente aquela conservatória "fantástica e rápida" se torna, pelo aumento repentino da demanda, muito mais lenta que qualquer outra conservatória, levando, muitas vezes, o IRN a tomar providências como, por exemplo, remover o título de Balcão e/ou transferir o excesso de processos pendentes para Lisboa e/ou outras conservatórias. Já vimos isso acontecer no passado com, por exemplo, a 4ª CRC do Porto, que teve seus processos transferidos para a CRC de Vila do Conde.

Outra questão comum é que quem não conhece uma conservatória não faz ideia de quão leniente ou não é a conservadora e seus oficiais em relação aos processos e seus documentos. Então, a não ser que os processos estejam completamente perfeitos ou que você saiba exatamente o modo de trabalho daquela conservatória, pode ser uma "roleta russa" mandar seu processo para lá.

Em resumo, minha opinião pessoal é de que "Não existem soluções mágicas". Conhecemos as boas conservatórias, as que trabalham como "reloginho" e que têm equilíbrio e constância nos seus tempos e prazos. E é por isso que normalmente indico as grandes e especializadas, tais como o ACP e Ponta Delgada. Indicar pequenas é arriscar colocar aqueles que nos procuram para receber boas orientações em "roubadas*", o que prefiro não fazer.

Abraços e boa sorte.
    @egtorres disse:
    Pessoal, meu advogado deu entrada em minha atribuição na CR de Faro. Não sei se foi presencialmente ou por correio (mais provável). Venho procurando casos de atribuição concluídos por lá - sem sucesso.

Alguém sabe quanto tempo em média está levando uma atribuição em Faro? Conhecem alguém que tenha concluído por lá? Alguém pra trocar experiências?

Vim de quase 19 meses de convolação da minha mãe, e não vejo a hora de sair a minha nacionalidade!

Obrigado e um abraço a todos!
    Eduardo

• CeliseCelise Member 109 PontosPosts: 19

Boa noite! Me encontro exatamente na mesma situação agora. Meu processo de atribuição está em Faro também por decisão do advogado. Como foi que o seu se desenvolveu? Deu tudo certo? Outra dúvida: como eu faço para acompanhar o processo, ainda não tenho o numero, mas foi dado entrada em fins de agosto...obrigada desde já se puder me ajudar!

@Celise disse:
    Boa noite! Me encontro exatamente na mesma situação agora. Meu processo de atribuição está em Faro também por decisão do advogado. Como foi que o seu se desenvolveu? Deu tudo certo? Outra dúvida: como eu faço para acompanhar o processo, ainda não tenho o numero, mas foi dado entrada em fins de agosto...obrigada desde já se puder me ajudar!

Veja o seguinte tópico
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

• elcyamaralelcyamaral Member 7 PontosPosts: 1

@Celise disse:

@Celise, vc obteve as informações?

• cecelopbcecelopb Member 143 PontosPosts: 32

Alguém pode dar informações sobre o andamento dos processos do Faro?
    Minha filha mora lá e meu processo de convolação acabou de sair. quero saber se vale a pena dar entrada no processo dela por lá.

@cecelopb disse:
    Minha filha mora lá e meu processo de convolação acabou de sair. quero saber se vale a pena dar entrada no processo dela por lá.

@cecelopb , sugiro que você peça a sua filha, que mora lá, que dê uma passadinha na CRC e converse com os oficiais de balcão da CRC para conversar com eles sobre como anda aquela CRC. É a melhor forma de medir a temperatura. Conversar com pessoas que estão concluindo processos agora pode não te dar a visão necessária pois o afluxo de processos não é linear e constante durante o ano inteiro.

abraços,

• RCAMMRCAMM Member 17 PontosPosts: 3

Alguma novidade sobre a CRC de Faro? Acabei de descobrir que o advogado entrou com o processo no dia 03/01/2020 e até agora não há nenhum traço do processo. Liguei para a Linha Geral e eles não encontram nada no meu nome, isso é normal?

Obrigado!

CEGV

@RCAMM , bem vindo.

@RCAMM disse:
    Alguma novidade sobre a CRC de Faro? Acabei de descobrir que o advogado entrou com o processo no dia 03/01/2020 e até agora não há nenhum traço do processo. Liguei para a Linha Geral e eles não encontram nada no meu nome, isso é normal?

Super normal, principalmente pelo processo ser super recente. Dependendo de como foi submetido pelo seu advogado pode possibilitar ou não que um acompanhamento via web seja feito.

Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

RCAMM

Obrigado pela resposta! Provavelmente não haverá acompanhamento via Web porque esse advogado não gosta desse tipo de facilidade.

Como posso saber se o processo possibilita ou não acompanhamento via Web?

@RCAMM disse:

Ligando para a Linha de registos.

Abraços,

RCAMM
  • brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67

@RCAMM disse:
    Obrigado pela resposta! Provavelmente não haverá acompanhamento via Web porque esse advogado não gosta desse tipo de facilidade.

Desconfio quem seja esse advogado...

APARECIDA

@RCAMM disse:

Se o advogado submeteu o processo através do formulário do IRN, basta uma simples ligação para a Linha de Registos, caso o processo realmente tenha sido submetido e já registrado, para obter a chave de acesso para acompanhamento via WEB. Só ligando para a LR para saber como o processo foi submetido e se já foi submetido.

abraços e ótima sorte,

• IsabelaMTIsabelaMT Member 251 PontosPosts: 45

@RCAMM disse:

Também estou com processo de atribuição por Faro, desconfio com o mesmo advogado. No começo do mês liguei para lonha de registos e nada ainda. Vamos acompanhar. Torcendo para que seja rápido.

Vai dando notícias!

CEGV
  • cecelopbcecelopb Member 143 PontosPosts: 32

@CEGV disse:

@cecelopb disse:

@cecelopb , sugiro que você peça a sua filha, que mora lá, que dê uma passadinha na CRC e converse com os oficiais de balcão da CRC para conversar com eles sobre como anda aquela CRC. É a melhor forma de medir a temperatura. Conversar com pessoas que estão concluindo processos agora pode não te dar a visão necessária pois o afluxo de processos não é linear e constante durante o ano inteiro.

abraços,

O problema é que eles simplesmente dizem que não podem informar. Ali eles não tem boa vontade nenhuma. Eu mesmo já estive lá com ela....

editado fevereiro 2020

@cecelopb disse:
    O problema é que eles simplesmente dizem que não podem informar. Ali eles não tem boa vontade nenhuma. Eu mesmo já estive lá com ela....

água mole em pedra dura....
    Qualidades que sempre reforço: Foco, paciência e persistência.

abraços,

• letslets Member 155 PontosPosts: 24

@IsabelaMT disse:

@RCAMM disse:

Também estou com processo de atribuição por Faro, desconfio com o mesmo advogado. No começo do mês liguei para lonha de registos e nada ainda. Vamos acompanhar. Torcendo para que seja rápido.

Vai dando notícias!

Também estou na mesma situação.. Provavelmente pelo menos advogado. Agora estou preocupada, pois em lugar nenhum ouvi falar sobre essa conservatória

CEGVIsabelaMT

@lets disse:
    Também estou na mesma situação.. Provavelmente pelo menos advogado. Agora estou preocupada, pois em lugar nenhum ouvi falar sobre essa conservatória

Faro é balcão de nacionalidade e é habilitado a receber requerimentos de nacionalidade de cidadãos brasileiros através da via postal.

abraços,

IsabelaMT
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

Prezados,

Se for o advogado que estou pensando, ele subdelega poderes a uma advogada, do sexo feminino, que faz a atribuição no Faro.

Lembre-se que a subdelegação da procuração é permitida, desde que o requerente, ao assinar a 1a procuração, aceite-a (e é como esse e outros advogados o fazem).

CEGVIsabelaMT

@Rafa1509 disse:
    Prezados,

Se for o advogado que estou pensando, ele subdelega poderes a uma advogada, do sexo feminino, que faz a atribuição no Faro.

Lembre-se que a subdelegação da procuração é permitida, desde que o requerente, ao assinar a 1a procuração, aceite-a (e é como esse e outros advogados o fazem).

Compreendo. Talvez agora faça sentido. Ultimamente os e-mails dele vem com “CC em nome de XXX (nome do advogado)”

Rafa, você sabe ou tem alguma informação da agilidade ou não dessa conservatória?

Fiz uma averbação de casamento com essa mesma pessoa. Acredite se quiser, levou quase 2 anos pra ser concluída. Eu estava em tempo de enlouquecer

IsabelaMT

@lets disse:

@Rafa1509 disse:
    Prezados,

Compreendo. Talvez agora faça sentido. Ultimamente os e-mails dele vem com “CC em nome de XXX (nome do advogado)”

Rafa, você sabe ou tem alguma informação da agilidade ou não dessa conservatória?

Fiz uma averbação de casamento com essa mesma pessoa. Acredite se quiser, levou quase 2 anos pra ser concluída. Eu estava em tempo de enlouquecer

Mesma coisa aqui. Transcrição de casamento que levou muito tempo para ser concluída. Porém por motivos pessoais, continuo fazendo com esse advogado. Agora estamos jogados à sorte com nossas atribuições em Faro e tenho também outra transcrição de casamento com este advogado que nem sei pra onde ele enviou. Peço insistentemente o recibo e ele não me envia.

Muito difícil essa situação. O que pesa a favor é que até hoje todos os meus processos com ele foram concluídos com êxito e alguns foram bem complicados.

Oremos juntos por Faro. Hahaha.

@lets disse:

@Rafa1509 disse:
    Prezados,

Vocé sabe quando ele submeteu o seu processo?

editado fevereiro 2020

@IsabelaMT disse:
    ...Peço insistentemente o recibo e ele não me envia.
    ...

Contratado que não responde às questões (lícitas) de seus clientes deve ser denunciado ! (link abaixo)

Formulário de queixa / denúncia da Ordem dos Advogados de Portugal

Os estatutos da Ordem dos Advogados e da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução estipulam um rigoroso conjunto de deveres dos seus profissionais para com o cliente, incluindo os de boa conduta e zelo, cuja violação constitui infracção disciplinar. A queixa de um cidadão dá origem à abertura de um processo no qual o próprio cidadão pode intervir, requerendo e alegando o que entender. Também o Ministério Público e os órgãos e autoridades de polícia criminal devem remeter àquelas associações certidão de todas as denúncias, participações ou queixas apresentadas contra advogados e solicitadores.

Se concluírem pela existência de infracção disciplinar, a Ordem dos Advogados ou a Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução podem aplicar ao seu membro uma pena disciplinar, que pode ir da advertência à expulsão. Juntamente com a pena, podem determinar a restituição total ou parcial de honorários pagos ou de quantias, documentos ou objectos que hajam sido confiados ao advogado ou ao solicitador. Essa restituição não tem necessariamente de esperar pela decisão final no processo.

Além da via disciplinar junto das associações profissionais, o cidadão que tiver motivos para isso pode recorrer aos tribunais para ser indemnizado ou fazer uma participação criminal.
    Fonte: https://www.direitosedeveres.pt/q/acesso-ao-direito-e-aos-tribunais/advogados-e-solicitadores

Abraços e ótima sorte,

IsabelaMT

@CEGV disse:

@IsabelaMT disse:
    ...Peço insistentemente o recibo e ele não me envia.
    ...

Contratado que não responde às questões (lícitas) de seus clientes deve ser denunciado ! (link abaixo)

Formulário de queixa / denúncia da Ordem dos Advogados de Portugal

Abraços e ótima sorte,

Ele responde falando que os recibos são enviados via postal e que demoram a ser recebidos. Questão complicada. Não quero denunciar o advogado que está com vários processos meus, mas gostaria muito de respostas mais concretas. Enfim, obrigada pelo link. Vou salvar, nunca se sabe o dia de amanhã.

@IsabelaMT disse:
    Ele responde falando que os recibos são enviados via postal e que demoram a ser recebidos. Questão complicada. Não quero denunciar o advogado que está com vários processos meus, mas gostaria muito de respostas mais concretas. Enfim, obrigada pelo link. Vou salvar, nunca se sabe o dia de amanhã.

Pouco provável que ele mande os recibos sem manter uma cópia que uma simples foto e envio por whatsApp ou outro messenger possa ser feito. Pura enrolação. O que é certo é que a ameça de uma denúncia mostra claramente que você não é ignorante em relação aos seus direitos e os deveres dele. Atualizei a publicação anterior.

@IsabelaMT Com certeza é o mesmo então. Eu sinceramente não entendi o porque da demora da transcrição. Isso vai me causar tantos problemas e custos que ainda nem quero pensar sobre

Eu fiquei sabendo que a averbação foi concluída porque mandei um milhão de e-mails para a conservatória. Na segunda a conservatória me respondeu com o número da averbação. Na hora enviei um e-mail para o advogado, que me pediu para aguardar. Ontem, na quinta, ele falou que o processo da minha mãe tinha sido enviado para Faro e que os processos são enviados para conservatórias mais céleres de acordo com o tipo do processo

minha opinião? É conversa pra boi dormir. Expliquei mil vezes o porque preciso tanto dos processos concluídos. Sabe-se quando essa atribuição vai sair, já que nem entrada deve ter dado, é provável que esteja a caminho de lá. E ainda por cima não sabemos nada sobre Faro

O processo ainda nem é o meu, e sim da minha mãe. De sair tudo esse ano, eu já desisti

IsabelaMT

@lets disse:
    @IsabelaMT Com certeza é o mesmo então. Eu sinceramente não entendi o porque da demora da transcrição. Isso vai me causar tantos problemas e custos que ainda nem quero pensar sobre
    ....
    O processo ainda nem é o meu, e sim da minha mãe. De sair tudo esse ano, eu já desisti

Tenho um colega que tinha contratado (talvez deste mesmo advogado) o processo da esposa e "ganhou" o processo da filha menor. O advogado ficou enrolando meses para, depois da conclusão do processo da esposa/transcrição, o processo da filha.

Bem... ele ficou inconformado e conhecendo os mal hábitos do advogado, já que era processo de menor, enviou um novo requerimento rapidinho para uma CRC rápida. O processo dele foi concluído antes do processo do advogado, que foi indeferido na hora da criação do assento (pois este já havia sido criado no outro processo). O mal advogado teve que engolir a revolta deste meu colega.

bem... é como digo... tem todo tipo de safado e aproveitador no mundo... Muito mais simples trabalhar direitinho...

abraços e ótima sorte,

IsabelaMT
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.